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RMLehnemann
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Sugestões de Ferramentas para o Desenvolvimento de Jogos Empty Sugestões de Ferramentas para o Desenvolvimento de Jogos

Seg Out 15, 2018 1:43 am
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
A seguir apresentamos uma lista de sugestões de ferramentas para livres ou open source gratuitas, que pode servir de referência para quem está iniciando seu próprio estúdio de independente de desenvolvimento de games, para acessar clique no nome.

  • Ubuntu: O primeiro software selecionado é a base de toda a estrutura, o sistema operacional. Aqui indicamos o sistema operacional Linux através da distribuição Ubuntu, essencialmente por se tratar da distribuição Linux mais utilizada na data, o que garante uma comunidade ativa e uma boa oferta de programas compatíveis.

  • OnlyOffice: A escolha do Only Office como pacote office indicado, deve-se a três critérios: alta compatibilidade com arquivos criados com o MS Office, similaridade de uso com o MS Office e estabilidade. O programa oferece os três principais serviços de um pacote office, sendo um editor de textos, um editor de apresentações e um editor de planilhas eletrônicas.

  • Godot Engine: Esta ferramenta é um motor de jogo e encontra-se em sua terceira versão. Ele apresenta funcionalidades modernas em seu renderizador 3D, como Physically Based Rendering e Global Illumination. Sua linguagem nativa é muito similar ao Python e sua curva de aprendizagem caracteriza-se como suave. O motor é capaz de compilar para as plataformas Windows, Linux, Mac, Android, IOs entre outras.

  • Blender: Mantido pela Blender Foundation, trata-se de um modelador 3D capaz de desenvolver modelagem poligonal e orgânica. Com o Blender é possível desenvolver qualquer tipo de modelo 3D ou render com uma qualidade equiparável a de qualquer outro modelador proprietário como Maya ou 3DS Max. No entanto, um de seus contras fica justamente em sua curva de aprendizagem, pois o programa trabalha com diversas filosofias de usabilidade que o afastam de outros programas similares, tornando a adaptação ao Blender mais complicada para quem já sabe modelar com outro software.

  • MakeHuman: Este poderoso software é ideal para criação de personagens 3D, permitindo ao desenvolvedor a construção rápida de modelos.

  • Piskel: Este software possui uma finalidade bastante específica, não sendo necessariamente aplicável a todo e qualquer tipo de projeto. Sua principal função é desenvolver pixelart, sprites e animações nesse estilo, sendo bastante funcional e prático.

  • Krita: Mantido pela Krita Foundation, este programa segue uma linha de desenvolvimento muito similar a do Blender. O Krita é um software para edição e tratamento de imagens, ele apresenta recursos e facilidades que o tornam bastante competitivo frente a softwares proprietários como Adobe Photoshop, apresentando resultados formidáveis.

  • Visual Code: É uma IDE de programação mantida pela Microsoft. Seu uso em substituição ao Visual Studio Community só se torna justificável devido ao fato de que a Godot Engine possui uma IDE de programação integrada, o que minimiza a necessidade de uma IDE específica para programação. É necessário ter em mente que o Visual Code não possui recursos e funcionalidades que o tornem capaz de fazer frente ao Visual Studio Community, mas dado a subutilização de uma IDE desse tipo dentro do contexto proposto, ele tem a capacidade de atender todas as necessidade do projeto.

  • Audacity: É um software para edição e tratamento de áudio que possui funcionalidades e efeitos capazes de satisfazer as necessidades vindas durante a produção de um game. Seu uso é bastante intuitivo e sua curva de aprendizagem é suave.

  • Bosca Ceoil: Software gratuito para composição e criação de melodias e musicas, segue a mesma linha do LMMS porém muito, mas muito mais fácil e ideal para iniciantes.

  • LMMS: Diferentemente do Audacity, o LMMS não é um software de edição e tratamento de som e sim um software de composição e criação de melodias, que segue a mesma linha de softwares como Fruit Loop Studio.

  • Awesome Bump: Este software tem uma usabilidade muito específica, mas que se enquadra facilmente em quase qualquer tipo de projeto 3D, que é a produção de mapas de textura. Apesar de ser pouco intuitivo, o Awesome Bump tem resultados similares aos de softwares proprietários como o Substance B2M.

  • Kdenlive: Este software é um editor de vídeos, ele entra na mesma linha de softwares como Adobe Premiere e Sony Vegas Movies Pro, permitindo uma edição de vídeos por faixas. É válido lembrar que o objetivo do Kdenlive é auxiliar na produção de trailers e materiais promocionais, sendo pouco usado no processo de desenvolvimento do jogo em si.

  • Natron: Este software é um editor de vídeo na mesma linha de softwares como o Adobe After Effects.
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